3 coisas que todo o profissional deve saber
Ter uma ampla e poderosa rede de contatos é uma das bases mais importantes de uma carreira de sucesso. Criar vínculos eficientes é fundamental para alavancar os negócios, uma vez que geram novas e constantes oportunidades no mercado, expandindo as possibilidades de crescimento. Mas como construir as conexões ideais para o seu business?
A especialista no assunto, Lílian Mageski ? Fundadora da Associação de Mulheres Empreendedoras, conhece a fundo a importância desse tema e mostra, em dicas rápidas e eficazes, o que todo o empreendedor deve saber sobre o networking que traz resultados.
1 - Fique de olho! Ao seu redor, tem muita gente interessante.
Qualquer ocasião, se utilizada de maneira inteligente e perspicaz, pode se tornar aliada no seu processo de criar conexões. Seja em aniversários, reuniões informais ou até mesmo em lugares que você costuma frequentar normalmente, como a escola de seus filhos ou supermercado, são potenciais oportunidades de conhecer pessoas, falar sobre o seu trabalho, trocar informações e marcar possíveis encontros futuros. Portanto, esteja sempre atento, pois todas as atividades que você participa podem render um bom networking.
2 - Aproveite os eventos específicos para esse fim.
Existem lugares estratégicos, voltados especificamente para esta proposta. É o caso das Rodadas de Negócios, promovidas pela AME, por exemplo, que são eventos disponibilizados exatamente para essa aproximação, para a troca de experiências e contatos. Nesses locais propícios, os profissionais estão totalmente focados em atingir esse objetivo, estão todos abertos para conhecer pessoas, divulgar seus negócios, apresentar e receber propostas e firmar parcerias promissoras. A AME oferece esses eventos para suas associadas em vários estados dos Estados Unidos e na Europa,, onde é possível aumentar sua rede e criar relacionamentos de maneira rápida e eficiente.
3 - Lembre-se do pós-networking. Crie vínculos duradouros.
Criar relacionamentos é um processo de construção, que não ocorre em um momento apenas: é preciso cultivar os contatos. Não basta o pouco tempo em que se conhece alguém e troca-se cartões. A relação precisa ser alimentada, pois desses vínculos fortes, dependem as indicações, o chamado boca-a-boca, tão importante para o estabelecimento de uma marca e sua credibilidade no mercado. Estar apenas presente nesses eventos não é suficiente - eles devem servir como uma porta, como o início de algo que você precisará dar continuidade. Para isso, entre em contato novamente com as pessoas, siga com a conversa em outros momentos para que se conheçam melhor, marque um cafezinho, onde poderão ser definidos os pontos a serem trabalhados mutuamente de acordo com a disponibilidade e interesse de ambos os lados. E não esqueça que Networking bem feito não é apenas aumentar seus contatos, mas ter relacionamentos que realmente serão úteis para você e seu negócio.
O maior segredo na arte de fazer networking como diz Lilian Mageski é ?Be a giverdon?t be a taker? , contribuir com as pessoas, ter iniciativa e plantar, sendo assim os resultados começarão a aparecer.
Quer saber mais sobre networking? Só acessar o guia do networking efetivo www.rainhadonetworking.com